Menu

    Meditação

     



                                                                                                                         Em primeiro lugar, eu gostaria de 'descomplicar' o que chamamos de meditação. Para muitos, meditar é coisa de monges, freiras, budistas ou pessoas extremamente religiosas. Isso não é verdade! Meditar é uma atividade muito simples através da qual nós aquietamos a mente a fim de entrar em contato com a essência ou centro do nosso ser. Ao acalmar a mente e fazer esse contato com nossa alma, descobrimos de fato que somos seres de um potencial incrível e que somos infinitamente amados pelo Universo.


    Aprendendo a meditar


    Meditar envolve a mente e o coração; é uma atividade que ajuda a manter a saúde do corpo e diminui o nível de estresse significantemente. Se você nunca meditou ou tem pouca prática, é normal achar 'difícil' no começo, mas com o tempo, fica cada vez mais fácil. Aqui vão algumas dicas:


    1) Comece com períodos curtos, entre cinco a dez minutos;


    2) Descubra qual a melhor parte do dia para você meditar: pela manhã, ou à noite;


    3) Qual tipo de memória você tem? Lembra com mais facilidade de 'sons' ou 'imagens'? Isso vai fazer diferença na hora de escolher como focar a mente;


    4) Não há uma posição específica para se meditar, o mais importante é que você fique numa posição que se sinta confortável: pode ser sentado numa cadeira ou na cama; pode ser deitado, etc;


    5) Para começar, feche os olhos e comece a relaxar: ouça sua respiração; deixe toda e qualquer preocupação de lado... relaxe ao máximo;


    6) Se você tem uma memória 'visual', imagine uma paisagem/imagem que lhe traga paz e serenidade; imagine-se dentro dessa imagem e sinta a atmosfera mental e emocional desse ambiente. Se a mente quiser pensar em outra coisa, traga-a de volta para essa imagem e / ou faça uma afirmação que possa lhe trazer inspiração (ver item número 7);


    7) Se você tem uma memória 'auditiva', comece fazendo uma afirmação ou oração que o inspire e traga paz; pode ser qualquer texto de sua escolha, inclusive uma oração ou passagem da Bíblia, por exemplo; isso é totalmente do critério de cada um. Aqui vai uma sugestão de palavras para focar a mente:


    "O Universo me ama. A vida está do meu lado. O Amor Universal está mais perto de mim do que minhas mãos e meus pés, está mais perto de mim do que minha respiração. Esse amor e eu somos um e tudo que esse amor é 'eu sou'. Eu sou amor, sabedoria, paz e felicidade. Está tudo bem na minha vida."


    Este é só um exemplo. Foque nessa afirmação e a repita toda vez que outros pensamentos quiserem entrar na mente.


    8) Durante todo tempo, preste atenção à sua respiração e sinta que é sua alma que está vivendo, respirando e que essa alma já tem toda paz  e toda felicidade que precisa para viver;


    9) Como eu disse, comece com cerca de 5 minutos e vá aumentando aos poucos, sem forçar. Eu diria que uma sessão de meditação entre 15 a 30 minutos por dia está de bom tamanho;


    10) Ao finalizar, faça uma afirmação ou oração de sua escolha.



     



    Nota: No início da prática da meditação, algumas pessoas podem sentir dor de cabeça e / ou barriga, náusea ou insônia. Nesses casos, se recomenda diminuir a prática para dias alternados até que o organismo se acostume com o novo uso da  mente e os sintomas desapareçam.